Pesquisar este blog

Experimentos




Eriçamento dos cabelos
Existem muitos experimentos interessantes que podemos fazer com o gerador de Van de Graaff, entre eles o mais conhecido que é o de fazer os “cabelos ficarem em pé”. Nessa experiência, o participante deve ficar isolado em relação ao chão. Se a carga não puder se formar na pessoa, seu cabelo não ficará em pé. A pessoa deve então colocar a mão na esfera e depois disso, ligar o gerador e ver o mesmo funcionando.

Quando o gerador Van de Graaff começa a carregar, ele transfere a carga para quem o estiver tocando. Como os folículos capilares dessa pessoa estão sendo carregados com o mesmo potencial, eles tentam repelir uns aos outros. É por isso que os cabelos ficam em pé. Não faria diferença se a polaridade do gerador fosse invertida. Enquanto a pessoa estiver isolada, a carga vai aumentar, presumindo, logicamente, que o cabelo esteja limpo e seco.
Um gerador Van de Graaff desse tipo vai criar centelhas de cerca de 25 a 30 cm de comprimento. Uma experiência muito interessante é tocar no gerador e apontar para as venezianas de alumínio na janela. A carga faz com que elas se movam. É possível fazer isso a cerca de 2,4 m de distância facilmente.

É interessante também brincar com bolas de sabão perto de um gerador Van de Graaff. Inicialmente elas são atraídas pelo gerador e flutuam direto para ele; quando o gerador as carrega, flutuam para longe por causa da repulsão.
Outra experiência muito divertida e até um pouco engraçada é a dança dos papeis. Isso pode ser explicado porque a cúpula carrega-se positivamente e como os papeis também possuem cargas elétricas positivas, ocorrendo repulsão de cargas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário